Ignorer la navigation
Os Mitos da Felicidade
Livro

Os Mitos da Felicidade

O que deveria fazer você feliz, mas não faz; O que não deveria fazer você feliz, mas faz

Penguin Press, 2013 plus...


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Muitas pessoas agem sob falsas suposições e expectativas ao buscar a felicidade e procuram evitar a infelicidade. Elas acreditam que as circunstâncias difíceis as condenam a uma vida de emoções atormentadas e desespero. A premiada psicóloga Sonja Lyubomirsky discorda. Ela examina os pressupostos comuns sobre a felicidade, explica por que eles são falhos e oferece insights sobre como ser feliz, mesmo diante das situações mais difíceis. Lyubomirsky explica como tomar melhores decisões rumo a atitudes positivas que possam impulsionar a sua busca pela satisfação. A getAbstract recomenda estes conselhos bem fundamentados aos que buscam mais alegria e aos que querem entender os fatores psicológicos que muitas vezes orientam mal a forma como as pessoas encaram as suas vidas.

Resumo

Talvez

Um velho fazendeiro tinha um cavalo de carga valioso. Um dia, o animal fugiu. Os vizinhos do fazendeiro expressaram o seu pesar. “Que falta de sorte”, disseram. “Quem sabe”, rebateu o velho fazendeiro. No dia seguinte, o cavalo retornou com seis cavalos selvagens. “Que maravilha”, disseram os vizinhos. “Quem sabe”, disse o velho fazendeiro. O seu filho tentou montar em um dos cavalos selvagens, caiu da sela e quebrou a perna. Os vizinhos afirmaram que estava claro que o filho teve azar. “Quem sabe”, disse o velho fazendeiro. No dia seguinte, oficiais do exército chegaram para convocar os jovens da aldeia. Eles não levaram o filho do fazendeiro por causa da sua perna quebrada. Os vizinhos felicitaram o velho fazendeiro sobre a sorte do filho. O velho fazendeiro respondeu: “Quem sabe”.

Algumas palavras do poeta inglês William Blake explicam a moral desta história: “a alegria e a dor são bastante entrelaçadas”. O que parece ser felicidade muitas vezes acaba se mostrando algo bem diferente, pelo menos no longo prazo. Por outro lado, uma tristeza profunda pode abrandar com o tempo. Até mesmo as piores armadilhas na vida de alguém podem trazer, anos depois, alguns...

Sobre a autora

Sonja Lyubomirsky é professora de psicologia da Universidade da Califórnia, em Riverside. Ela é também autora de A Ciência da Felicidade, título traduzido para 19 idiomas.