Ignorer la navigation
Segurança da Cadeia Logística
Livro

Segurança da Cadeia Logística

Práticas Internacionais e Inovações no Transporte Seguro e Eficiente de Mercadorias

Praeger, 2010 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Panorama Geral

Recomendação

Todo mundo fala de globalização, mas quase ninguém discute os pormenores práticos de movimentação de mercadorias em torno do mundo. Esta obra em dois volumes muda a situação, com 24 artigos abrangentes sobre as melhores práticas internacionais de segurança da cadeia logística. O primeiro volume trata “O Contexto de Segurança Global da Cadeia Logística”, e o segundo volume cobre “Aspetos Emergentes na Segurança da Cadeia Logística”. São artigos exaustivos, práticos e bem escritos, pelos maiores especialistas em segurança, prevenção do crime e logística, e cobrem uma gama de aspectos, desde problemas jurídicos e avaliação de risco até gestão da cadeia logística. Eles incluem precauções específicas para os envolvidos no transporte mundial aéreo, rodoviário, ferroviário e marítimo de mercadorias; são claros, reveladores e documentados com citações e bibliografias. A getAbstract recomenda vivamente este trabalho a gestores da cadeia logística global, profissionais do setor dos transportes e seus clientes, e a todos os que se preocupam com os efeitos combinados de terrorismo e crime na economia global.

Resumo

Roubo na Cadeia Logística

O roubo é muito comum nos negócios, desde o roubo simples até esquemas online de compra de mercadorias roubadas. Para complicar o problema, assaltantes geralmente usam canais legais para transportar e comercializar a mercadoria ilegal, incluindo armas, drogas e produtos falsificados. Cada ano, criminosos roubam cerca de $50 bilhões de mercadorias em todo mundo, em vários pontos da cadeia logística. O roubo é ainda mais comum quando fabricantes expedem mercadorias diretamente ou as enviam através de linhas de abastecimento complexas, ou quando os itens são armazenados em áreas pouco seguras.

Uma operação de roubo em “cross-dock” pode funcionar assim: Ladrões descarregam em um entreposto público a carga roubada. Isto lhes dá um ponto de distribuição e trânsito, e lhes permite constituir um novo transporte com um conhecimento de embarque (bill of lading) limpo. Os ladrões contratam transportadores para redistribuir a mercadoria. Transportadores legais não conseguem perceber a alteração. Em alguns casos, ladrões misturam mercadoria roubada com produtos legais, o que dificulta ainda mais o processo de verificação. Assim, a mercadoria...

Sobre o autor

Andrew R. Thomas é Professor Assistente de Marketing e Negócios Internacionais da Univresidade de Akron, Ohio.