Ignorer la navigation
Trabalho Sem Empregos
Artigo

Trabalho Sem Empregos

Precisamos de um novo sistema operacional com base na desconstrução do trabalho e agilidade organizacional.



Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Panorama Geral
  • Importante

Recomendação

Para muitos líderes, o trabalho está evoluindo mais rapidamente do que a capacidade de adaptação das suas organizações: os empregos tradicionais estão se fragmentando, as demandas por agilidade estão reforçando os limites dos papéis tradicionais e as pessoas estão se tornando pouco dispostas a se conformar às antigas estruturas de trabalho. Duas autoridades sobre o futuro do trabalho, capital humano e eficácia organizacional oferecem um plano para o redesenho do trabalho, em um artigo inteligente publicado no MIT Sloan Management Review.

Resumo

Os líderes precisam desconstruir os cargos e funções para promover a agilidade.

O conceito tradicional de design de trabalho – empregados realizando tarefas – está impedindo as organizações de atuarem com agilidade em resposta às mudanças. Os líderes precisam reconhecer que o design de trabalho tradicional é inflexível e, ao desconstruir cargos e redefinir a função dos funcionários, as organizações podem aumentar a sua agilidade.

Os princípios da agilidade, por sua vez, podem apontar o caminho para a implementação do redesenho do trabalho. Os sistemas ágeis valorizam os indivíduos, as interações, a colaboração e a resposta às mudanças, e não enfatizam os processos, ferramentas, negociações de contratos e planejamento. O design de trabalho Ágil permite que os trabalhadores apoiem as metas em vez de cumprir tarefas.

Para redesenhar o trabalho, baseie-o nas tarefas e não nas descrições de cargo atuais.

No sistema tradicional, os trabalhadores lutam para alinhar os seus esforços às tarefas e objetivos que não correspondem às suas descrições de trabalho. O design de processos Ágil pede que...

Sobre os autores

Ravin Jesuthasan é futurista e consultor reconhecido mundialmente. Ele escreve sobre o futuro do trabalho e do capital humano. John Boudreau é professor emérito da Marshall School of Business da University of Southern California e pesquisador sênior do Center for Effective Organizations.