Перейти к содержанию сайта
Economia Compartilhada
Livro

Economia Compartilhada

Peers Inc. – Como pessoas e plataformas estão reinventando o capitalismo

Public Affairs, 2015 подробнее...


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Visionário
  • Inspirador

Recomendação

Robin Chase, cofundadora da Zipcar, empresa pioneira de compartilhamento de carros, mostra-se bastante qualificada para descrever o modelo de negócio colaborativo – além de poderoso e disruptivo – que ela chama de “Peers Inc.” (economia compartilhada). Este modelo tem revolucionado o comércio criando o elo entre o “excedente de capacidade” e uma “plataforma participativa”, com base em um espectro diversificado de usuários. Para a autora, o modelo é uma “economia”, porque permite o acesso aos recursos para que a plataforma seja desenvolvida; e é “compartilhada”, porque são os indivíduos que utilizam esta plataforma como um trampolim para a inovação. O trabalho ambicioso de Chase abrange vários pontos e os seus leitores podem ter dificuldade em acompanhar o raciocínio, porém o crucial é que ela desafia as pessoas a criarem plataformas e contribuírem com os seus talentos. A getAbstract recomenda esta saga corporativa vibrante e repleta de insights bem fundamentados a empresários, economistas e professores de gestão, assim como estudantes, investidores e ativistas sociais.

Resumo

O nascimento da Zipcar

Em uma manhã em 1999, uma amiga de Robin Chase, Antje, disse ter visto alguém entrar em um carro compartilhado em Berlim. Antje se questionava se o conceito de um carro compartilhado poderia funcionar na sua cidade, Cambridge. Chase visualizou o potencial da ideia, porque ela própria representava o seu mercado-alvo. O marido dirigia o carro da família para o escritório e ali ficava parado em um estacionamento. O casal não queria ter o incômodo e as despesas de possuir um segundo carro. Chase lançou a Zipcar por acreditar que alugar um carro deveria ser tão fácil como retirar dinheiro de um caixa eletrônico. Os usuários poderiam alugar carros sempre que necessário e esta disponibilidade seria mais barata e mais conveniente do que possuir um carro.

Inicialmente, os investidores ficaram preocupados com o modelo de negócio baseado no compartilhamento. Eles não concordavam com os três fundamentos da Zipcar: em primeiro lugar, que as pessoas estariam dispostas a compartilharem os seus carros; em segundo lugar, que a tecnologia que permitiria o serviço não seria muito cara ou complexa, e em terceiro lugar, que os usuários iriam respeitar as regras. ...

Sobre a autora

Cofundadora e ex-CEO da Zipcar, Robin Chase lançou outras três empresas. Chase é uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo, segundo a revista Time.


Comente sobre este resumo ou Начать обсуждение