Перейти к содержанию сайта
Gangsters Econômicos
Livro

Gangsters Econômicos

Corrupção, violência e a pobreza das nações

Princeton UP, 2010 подробнее...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Revelador
  • Exemplos Práticos
  • Cativante

Recomendação

Os economistas Raymond Fisman e Edward Miguel viajam pela África e pela Ásia para apontar onde as análises econômicas de custo-benefício clássicas podem explicar a corrupção, a pobreza e alguns crimes hediondos contra a humanidade. Eles encontram exemplos convincentes, incluindo os assassinatos de mulheres suspeitas de bruxaria na Tanzânia e os hábitos de estacionamento de diplomatas na cidade de Nova York. O seu estudo é uma ótima leitura sobre as motivações psicológicas e econômicas, apresentando informações preciosas sobre os problemas aparentemente intratáveis da pobreza e da corrupção no mundo em desenvolvimento.

Ideias Fundamentais

  • Coreia do Sul e China estão entre os países em desenvolvimento que têm se livrado da miséria absoluta, contudo os cidadãos de outras nações – especialmente os da África – permanecem presos na “armadilha da pobreza”.
  • O “gangsterismo econômico” assume a forma de corrupção e decisões de curto prazo que prejudicam os países mais pobres, ao contrário das nações ricas que raramente são vítimas dos gângsteres da economia.
  • As “armadilhas dos conflitos” – nas quais a pobreza leva à guerra, que causa mais pobreza – instalaram-se em países como o Chade.

Sobre os autores

Raymond Fisman é professor catedrático em Economia Comportamental na Universidade de Boston. Edward Miguel é professor em Economia Ambiental e de Recursos no Departamento de Economia da Universidade da Califórnia, em Berkeley.


Comente sobre este resumo ou Начать обсуждение