Перейти к содержанию сайта
MOOCs e a Educação Aberta Mundo Afora
Livro

MOOCs e a Educação Aberta Mundo Afora

Routledge, 2015 подробнее...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Panorama Geral
  • Inspirador

Recomendação

Este compêndio de 29 ensaios sobre os MOOCs (Massive Open Online Courses) é útil e esclarecedor, porém devido à natureza da sua elaboração, nem sempre flui sem problemas: alguns capítulos são muito interessantes; outros, sólidos, mas menos atrativos. Como cada acadêmico escreveu seu próprio capítulo, o leitor obtém muitos insights independentes, mas alguns temas se repetem. Parte dos autores participaram de experiências educacionais inovadoras e continuam a revolucionar o ensino superior. Como resultado, a getAbstract acredita que esta coleção oferece informações essenciais para estudantes, educadores, gestores educacionais, e qualquer pessoa interessada em educação, mudança social ou cibercultura.

Resumo

MOOC – Curso Online Aberto e Massivo

Em seus primeiros anos, os MOOCs (Massive Open Online Courses) tiveram uma campanha publicitária maciça e causaram alguma decepção posterior. Gestores de startups voltadas à educação acreditavam que os MOOCs iriam revolucionar o ensino superior. Por exemplo, o CEO da Udacity afirmou que em 50 anos existiriam apenas dez universidades, incluindo a Udacity. É importante salientar que a Udacity já não oferece cursos de ensino superior. Ela se concentra no treinamento corporativo. Mesmo que os MOOCs não sejam a melhor ferramenta para revolucionar a aprendizagem, eles mostram como a educação superior tem se tornado mais complexa e digitalizada. A educação online é realmente aberta se todos usufruírem do acesso a recursos, avaliações, certificações e competências. Os usuários devem ser capazes de reter, reutilizar, rever, recombinar e redistribuir o conteúdo do curso, além de acessar uma aprendizagem que os ajude a desenvolver habilidades mais práticas.

Os MOOCs atuais são o desenvolvimento mais recente do movimento dos Recursos Educacionais Abertos, surgidos na década de 1990 com os objetos de aprendizagem ...

Sobre os autores

Curtis J. Bonk é professor de tecnologia de sistemas de ensino na Universidade de Indiana. Mimi M. Lee é professora associada de currículo e aprendizagem na Universidade de Houston. Thomas C. Reeves é professor emérito de aprendizagem, design e tecnologia na Universidade da Georgia. Thomas H. Reynolds é formador de professores na National University da Califórnia.


Comente sobre este resumo