Зарегистрируйтесь на getAbstract, чтобы получить доступ к этому краткому изложению.

O Novo Brasil

Зарегистрируйтесь на getAbstract, чтобы получить доступ к этому краткому изложению.

O Novo Brasil

Do Atraso ao BRIC

Brookings Institution Press,

15 мин на чтение
10 основных идей
Есть текстовый формат

Что внутри?

Como o Brasil passou de uma colônia “em segundo plano” a uma potência econômica mundial.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Cativante

Recomendação

Se você associar o Brasil somente ao futebol, samba e “Garota de Ipanema”, pense melhor. O Brasil empossou a sua primeira presidente mulher, Dilma Rousseff, em 2011 e vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. E o que é ainda mais importante: o Brasil se tornou uma potência econômica global. Riordan Roett explica como tudo aconteceu, desde a situação do Brasil como uma colônia portuguesa negligenciada, passando pela ditadura militar do século XX, até o seu papel como uma nação moderna e comercialmente influente. Publicado um pouco antes da eleição de Dilma Rousseff, o livro de Roett termina com o segundo mandato do ex-presidente Lula e deixa você querendo ainda mais, embora revele em detalhes exaustivos como esta democracia dinâmica foi tão longe, tão rápido. O estilo acadêmico de Roett pode ser um tanto denso, mas a getAbstract garante que você vai aprender muito sobre o Brasil, a “superpotência astuta” do século XXI.

Resumo

O Novo Brasil

Apesar do seu caminho para a modernização não ter sido suave, o Brasil é agora um líder econômico e político mundial. O país é uma estrela em ascensão na recém-reconfigurada fase pós-Guerra Fria, juntamente com seus parceiros do BRIC: Rússia, Índia e China. Graças, em parte, a medidas fiscais sensatas colocadas em prática desde 1994, a nação sul-americana resistiu à crise financeira de 2008-2009 melhor do que a maior parte dos países.

Tal como os seus parceiros do BRIC, o Brasil é um ator importante em termos de comércio e desenvolvimento no cenário internacional. A sua independência energética, um programa de etanol robusto, e a descoberta de petróleo e gás natural na sua costa ajudaram o Brasil a obter um papel de liderança nas políticas energéticas internacionais. O país também se uniu aos seus parceiros do BRIC para confrontar as nações industrializadas em questões como crescimento global e mudanças climáticas. Como surgiu este “novo Brasil”? Primeiro, você precisa entender a história do “velho” Brasil.

“Colônia, Império e República”

Rei de Portugal no século XVI, Dom João III dividiu o Brasil Colônia em latifúndios, conhecidos como “...

Sobre o autor

Riordan Roett é professor da Universidade Johns Hopkins, onde lidera os programas de Estudos Latino-Americanos e Ocidentais.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    K. S. 1 década atrás
    Interessante a proposta de ler o resumo, assim desperta o interesse pela leitura completa, esse resumo mostra um pouco da evolução do desenvolvimento do Brasil, muito bom.