Зарегистрируйтесь на getAbstract, чтобы получить доступ к этому краткому изложению.

Adapte-se

Зарегистрируйтесь на getAbstract, чтобы получить доступ к этому краткому изложению.

Adapte-se

Resiliência: como pessoas, sociedades e organizações podem enfrentar mudanças e adaptar-se a elas

Elsevier Editora,

15 мин на чтение
10 основных идей
Есть текстовый формат

Что внутри?

Por que alguns sistemas entram em colapso durante uma crise e por que outros logo se recuperam?


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Inovativo
  • Para Iniciantes
  • Inspirador

Recomendação

O consultor em inovação Andrew Zolli e a jornalista Ann Marie Healy retiram exemplos de uma grande diversidade de sistemas econômicos, sociais e naturais para explicar a natureza da resiliência, o seu significado e os fatores que contribuem para tal. Os conceitos apresentados neste trabalho complexo se aplicam à sociedade atual e devem se tornar cada vez mais relevantes conforme os sistemas globais vão se interconectando e tensionando. Apesar de não oferecerem respostas fáceis, Zolli e Healy descrevem as formas de se intensificar a resiliência sistêmica. A getAbstract recomenda este livro ambicioso aos futuristas de plantão, gestores de risco e especialistas em sistemas.

Resumo

A importância da resiliência

Os sistemas, sejam eles econômicos, ambientais ou sociais, que no passado eram tratados como distintos uns dos outros, hoje têm se tornado cada vez mais interligados e interdependentes. Basta desorganizar um sistema que os reflexos logo vão se espalhando pelos demais. O que faz com que os sistemas complexos ajam desta maneira e o que pode ser feito para que funcionem de forma mais segura? A solução não é obter mais informações. As pessoas já têm enorme dificuldade em extrair informações do verdadeiro ataque de dados aos quais são submetidas todos os dias. Previsões mais precisas sobre quando possam ocorrer novos eventos cataclísmicos não levam necessariamente a um maior controle. Antes, a sociedade deve tornar os seus sistemas mais adaptáveis e responsivos. Isso requer uma boa compreensão sobre o campo emergente da resiliência.

Por que alguns sistemas falham enquanto outros se recuperam de eventos similares? Quais são as características que tornam os sistemas vulneráveis a perturbações e quais traços promovem a resiliência? Não é fácil responder a estas perguntas, nem tampouco fazê-las com clareza. Setores diferentes definem a resiliência...

Sobre os autores

Andrew Zolli dirige a PopTech, uma rede de inovação global. Ele foi membro da National Geographic Society. Ann Marie Healy é jornalista, dramaturga e roteirista.


Comente sobre este resumo