Перейти к содержанию сайта
Atenda às Necessidades Psicológicas do Seu Pessoal – de Todo Ele
Artigo

Atenda às Necessidades Psicológicas do Seu Pessoal – de Todo Ele

McKinsey, 2022


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Aplicável
  • Para Especialistas

Recomendação

O que motiva os funcionários a permanecerem na empresa? De acordo com uma pesquisa internacional com 50 mil trabalhadores, a maioria deles, mesmo aqueles nos cargos inferiores, valorizam mais o trabalho psicologicamente satisfatório do que uma alta remuneração. Assim, os pesquisadores da McKinsey, Tera Allas e Brooke Weddle, estimulam as empresas a irem além da melhoria de salários e benefícios, passando também a satisfazer as necessidades psicológicas de todos os funcionários – não apenas daqueles que estão no topo. Atender a essas necessidades irá promover uma maior lucratividade e produtividade, bem como uma melhor retenção do pessoal, além de favorecer o recrutamento de novos candidatos.

Resumo

Muitas empresas atendem apenas às necessidades psicológicas dos seus trabalhadores mais bem remunerados.

Uma pesquisa internacional com quase 50 mil pessoas mostrou que 84% dos trabalhadores em todas as profissões e níveis de renda levam em conta um “emprego interessante” mais do que uma “alta remuneração”. Outra pesquisa de 2015 com 16 mil entrevistados em todo o mundo corrobora esses dados ao indicar que as relações interpessoais e um trabalho envolvente são os dois fatores mais importantes para a satisfação no trabalho.

Os dados sugerem que muitas empresas tendem a realizar um trabalho melhor atendendo às necessidades psicológicas dos funcionários com salários mais altos do que daqueles que trabalham em cargos com salários mais baixos ou menos qualificados. Pesquisas indicam que isso não se deve necessariamente à natureza específica de determinados cargos...

Sobre as autoras

Tera Allas é diretora de pesquisa e gestão econômica da McKinsey & Company. Brooke Weddle é sócia sênior da McKinsey & Company.


Comente sobre este resumo ou Начать обсуждение