Перейти к содержанию сайта
Como Dizer Não
Artigo

Como Dizer Não

É uma palavra pequena, mas se você tem a necessidade crônica de agradar as pessoas, pode ser muito complicado dizê-la.

Psyche, 2023


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Cativante

Recomendação

“Cansei de viver agradando as pessoas, se estiver bem para vocês”. Isso soa como sua resolução anual de Ano Novo? Você tem dificuldade em recusar pedidos que consumam as suas habilidades, tempo e atenção? Você perdeu contato com sua própria identidade nos seus esforços para atender a familiares, amigos, chefe ou colegas? Se a sua tendência de dizer sim prejudica o seu bem-estar, leia este artigo ponderado da jornalista científica Shayla Love, que cita vários estudos de psicologia enquanto explica como quebrar o ciclo e aprender a dizer não.

Resumo

Quem vive agradando os outros perde o senso de identidade por tentar ser o que os outros desejam.

Os instintos para agradar os outros surgem geralmente de algo autenticamente bom: desejar manter a harmonia social e satisfazer os outros. No entanto, essa peculiaridade de personalidade pode ser autossabotadora: se o seu desejo de agradar é avassalador, o resultado pode ser ansiedade e depressão. Você perde o senso de individualidade, resultando em um “eu que desaparece”; isto é, você existe apenas para satisfazer os outros e deixa de perseguir os seus próprios desejos e necessidades. Se você frequentemente se sente obrigado a obedecer à vontade dos outros, fique tranquilo: você pode aprender a se tornar mais assertivo, recuar e dizer não.

A cura para a “doença de agradar” é avaliar por que e com que frequência você diz sim.

Durante uma semana, monitore quantas vezes você diz sim, como você se sente ao dizer sim e quão inconveniente é cada pedido. No final da semana, revise as suas anotações. Tenha em mente que os prazeres das pessoas vêm em vários tons, todos com um desejo de aceitação: alguns são incapazes de dizer não, mesmo quando dizer sim os leva ao...

Sobre a autora

A jornalista científica Shayla Love é redatora da equipe da Psyche e tem artigos em publicações como Vice, The New York Times e Wired.


Comente sobre este resumo