Перейти к содержанию сайта
Edição Esgotada
Livro

Edição Esgotada

Jornais, jornalismo e a imprensa na era digital



Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Cativante

Recomendação

Será que o jornalismo impresso vai conseguir prosperar na era digital? A resposta, segundo o britânico George Brock, um estudioso da mídia, encontra-se não em um modelo de negócio, mas em muitos, incluindo acessos pagos, patrocínios e filantropia. As organizações tradicionais de mídia têm muito a aprender com as novas iniciativas, as quais experimentam com agilidade formatos e modelos de financiamento. A inovação tem dado um novo fôlego ao jornalismo desde os seus primórdios, como Brock demonstra através de um olhar abrangente sobre a história da imprensa. Brock escreve sob a perspectiva inglesa e dedica dois dos seus dez capítulos ao fato de como os escândalos das escutas clandestinas britânicas mancharam a credibilidade da mídia. Ele lança um alerta severo aos executivos da mídia: as organizações que não conseguirem inovar não vão fazer parte do futuro do jornalismo. A getAbstract recomenda o seu panorama histórico a todos que estejam ou não envolvidos com jornalismo e que acreditem que uma sociedade livre prospera com a consolidação deste setor.

Ideias Fundamentais

  • O jornalismo sempre se adaptou. Na era digital, é preciso mudar novamente.
  • A imparcialidade, o interesse humano e a pontualidade surgiram a partir de adaptações promovidas pelo jornalismo.
  • O longo período de estabilidade da imprensa em meados do século XX foi ilusório e desapareceu conforme os leitores mudaram os seus hábitos devido à falta de tempo.

Sobre o autor

George Brock é o responsável pela Escola de Jornalismo da City University London. Ex-repórter e editor do Observer e The Times, Brock faz parte do conselho do International Press Institute (IPI).


Comente sobre este resumo ou Начать обсуждение