Перейти к содержанию сайта
O Lixo Fala
Livro

O Lixo Fala

As revelações do lixo

Oxford UP, 2016 подробнее...


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Inovativo
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

Elizabeth V. Spelman explora áreas como antropologia, economia, direito, literatura e psicologia em suas pesquisas incisivas e não convencionais sobre o lixo. Decidir o que fazer com o lixo gerado pelos seres humanos representa um desafio para todas as sociedades. A maioria das pessoas considera repugnante tudo o que é descartado e os resíduos ameaçam o ecossistema da Terra. No entanto, as culturas e o seu lixo possuem uma relação inseparável. Os seres humanos rejeitam o lixo e o removem das suas vidas, mas ele pode retornar e testemunhar o tipo de pessoas que eram. Metafisicamente falando, as pessoas também podem reprimir pensamentos ou lembranças desagradáveis, como se as suas próprias experiências fossem como lixo. Embora a erudição da autora possa representar um desafio, ainda assim, esta é uma leitura muito gratificante. A getAbstract recomenda as explorações um tanto incomuns de Spelman sobre como o lixo traz luz sobre as sociedades e as diversas relações dentro delas.

Resumo

O insight do lixo

Lidar com o lixo gerado pelas pessoas representa grandes desafios para todas as sociedades. Os seres humanos produzem lixo em uma escala tão gigantesca que hoje representa um perigo para o meio ambiente. Enquanto a maior parte das sociedades considera qualquer coisa descartada como repugnante, as culturas e os seus despejos estão interligados. O lixo carrega evidências duradouras dos processos que o produziram. É por isso que os espreitadores de celebridades e autoridades, assim como os pobres, acabam vasculhando o lixo. Você quer saber se seus resíduos são privados? A lei permite que alguém vasculhe os seus despejos?

A Quarta Emenda

A Suprema Corte dos Estados Unidos considerou esta questão no caso Califórnia vs. Greenwood. Ela analisou se a Quarta Emenda, a qual protege contra “buscas e apreensões não razoáveis”, pode coibir os policiais de utilizarem informações obtidas a partir do lixo de alguém. A Constituição dos EUA garante “o direito do povo à inviolabilidade das suas pessoas, casas, documentos e posses”. No entanto, aqueles que buscam essa proteção precisam satisfazer outras condições. Por exemplo, eles devem mostrar...

Sobre o autor

Elizabeth V. Spelman ensina filosofia e humanidades na Smith College e é também autora de Inessential Woman, Fruits of Sorrow: Framing Our Attention to Suffering e Repair: The Impulse to Restore in a Fragile World.


Comente sobre este resumo ou Начать обсуждение