Перейти к содержанию сайта
O Obstáculo é o Caminho
Livro

O Obstáculo é o Caminho

A arte de transformar dificuldades em triunfos

Profile Books, 2014 подробнее...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Aplicável
  • Inspirador

Recomendação

Através dos séculos, as pessoas têm se baseado na antiga filosofia do estoicismo para ultrapassar com ousadia as dificuldades. Todos os anos, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton estuda os escritos de Marco Aurélio, o filósofo estoico e imperador romano. O ex-líder chinês Wen Jiabao leu Meditações Imortais de Marco Aurélio “mais de 100 vezes”. O estrategista de mídia Ryan Holiday explica como você pode utilizar os princípios do estoicismo para transformar os obstáculos em vantagens. A sua narrativa animada e clara traz essas ideias antigas para a vida moderna. A getAbstract recomenda o guia útil do caminho estoico a líderes, empresários e qualquer pessoa que enfrente desafios significativos.

Resumo

A maneira estoica

Em 170 dC, o imperador romano Marco Aurélio escreveu: “As nossas ações podem ser impedidas (…) mas não pode haver impedimento para as nossas intenções ou disposições. Porque nós podemos nos acomodar e nos adaptar. A mente adapta e converte para os seus próprios fins o obstáculo diante de nós”. Ele concluiu: “O impedimento à ação faz a ação avançar. O que fica no caminho se torna o caminho”. Marco Aurélio era estoico. Os seus pensamentos encapsulam as palavras de outros estoicos ilustres: “Crisipo, Zeno, Cleantes, Aristônio, Apolônio, Júnio Rústico, Epicteto, Sêneca e Musônio Rufo”.

Uma antiga parábola Zen oferece uma linha quase idêntica de pensamento, afirmando: “O obstáculo no caminho se torna o caminho (…) Dentro de cada obstáculo se encontra uma oportunidade para melhorarmos a nossa condição”.

Marco Aurélio sabia sobre obstáculos. Guerras frequentes foram destaque ao longo do seu império de 19 anos, durante o qual o seu reino sofreu uma praga horrível. Ele enfrentou falta de recursos, uma tentativa de golpe, um cunhado voraz, bem como viagens penosas por todo o Império Romano – da Ásia Menor à Síria, Egito, Grécia e Áustria. No...

Sobre o autor

O estrategista de mídia Ryan Holiday foi diretor de marketing da American Apparel. As suas campanhas publicitárias receberam cobertura na Advertising Age, The New York Times e Fast Company.


Comente sobre este resumo