Перейти к содержанию сайта
Uma Equipe de Líderes
Livro

Uma Equipe de Líderes

Incitando cada membro da equipe a assumir responsabilidades, demonstrar iniciativa e produzir resultados

AMACOM, 2014 подробнее...

Leia offline


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

As empresas modernas requerem o trabalho em equipe, o que suscita programas ao ar livre de desenvolvimento de equipes, incluindo escalada em rocha, descida de cordas, gincanas e assim segue. Infelizmente, quando os participantes voltam para a empresa, esquecem muito rápido estas lições fora da rotina sobre a construção de equipes. Os consultores Paul Gustavson e Stewart Liff oferecem uma alternativa: o “Modelo de Cinco Fases de Desenvolvimento de Equipes”. Eles explicam com autoridade, embora por vezes densamente, os princípios e benefícios do seu programa de “equipe de líderes”. O método é interessante, mas complexo – com vários passos e níveis – e assenta em uma base teórica sólida (uma equipe de líderes é sem dúvida um objetivo interessante). Porém, ele pode ser difícil de aplicar no mundo real. A getAbstract recomenda este manual ambicioso com gráficos claros a executivos, gerentes, responsáveis de empresas novas e de RH, que podem encontrar nele estratégias inovadoras e avançadas para a construção de equipes, mais eficiência no trabalho, maior motivação dos funcionários e maiores lucros.

Resumo

Não há chefe ou todos são chefes?

A fábrica da General Electric em Durham, na Carolina do Norte, produz motores a jato especiais. Nesta fábrica original, mais de 300 funcionários trabalham sem supervisores diretos. A única pessoa com autoridade designada é o gerente da fábrica. As equipes planejam, organizam e controlam o seu próprio trabalho e gerem os seus próprios assuntos. Isto inclui definir os dias de folga de cada funcionário, lidar com trabalhadores problemáticos e desenvolver os sistemas e processos. A transparência é real; todos sabem quanto ganha cada um.

A fábrica não tem linhas de montagem. Do início ao fim, equipes de líderes decidem tudo o que diz respeito à construção dos motores. Todos os trabalhadores são responsáveis pela qualidade da produção. Cada dia, os funcionários, todos com multíplices habilidades, executam atividades diferentes. Este método estimula os funcionários e também os mantém interessados e motivados. Não há sistemas de controle de ponto. Os funcionários definem suas próprias horas de trabalho e tiram o tempo livre de que necessitam para tratar de assuntos pessoais.

Os funcionários sentem-se orgulhosos do trabalho que fazem ...

Sobre os autores

Paul Gustavson é escritor, membro de conselhos, assessor, palestrante e consultor de design organizacional. Stewart Liff, artista com formação clássica, trabalhou para o governo dos EUA durante 32 anos.


Comente sobre este resumo