加入 getAbstract 阅读摘要

Desigualdades na Saúde

加入 getAbstract 阅读摘要

Desigualdades na Saúde

O lugar onde você mora pode acabar matando você

Policy Press,

15 分钟阅读
10 个要点速记
可用文本

看看什么内容?

Por que alguns lugares são mais saudáveis para se viver – e como a política faz a diferença.


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Importante

Recomendação

Clare Bambra, professora da Durham University, oferece uma análise aprofundada de como a política e a economia do local em que você vive influenciam sua saúde. Ela explica por que existem desigualdades na saúde tanto entre as diferentes nações quanto dentro delas. Bambra examina estas discrepâncias passadas e presentes e detalha sua natureza sempre presente e duradoura. Reduzi-las – tornando a vida das pessoas mais segura e saudável – vai exigir grandes mudanças nas prioridades políticas e econômicas. A getAbstract recomenda o relatório de Bambra a líderes visionários e defensores da saúde pública.

Resumo

Uma relação entre localidade e saúde

As desigualdades na saúde existem tanto entre as diferentes nações quanto dentro delas, incluindo nações ricas como os Estados Unidos e o Reino Unido. A Inglaterra apresenta uma desigualdade na saúde entre o norte e o sul – que goza de melhor saúde – desde o início da Revolução Industrial. A Escócia tem discrepâncias do leste para o oeste. Os EUA e a China têm disparidades entre o norte e o sul.

Fatores “composicionais”

Por que certas localidades e seus habitantes desfrutam de melhor saúde? Os especialistas em “geografia da saúde” oferecem duas explicações interconectadas. A “explicação composicional” examina como as características das pessoas em um determinado local moldam os seus indicadores de saúde. Esta escola afirma que os elementos demográficos dos moradores (raça, idade, sexo), elementos comportamentais (tabagismo, abuso de álcool) e elementos socioeconômicos (renda, tipo de emprego, nível de escolaridade) determinam o quão saudável ou insalubre é determinada localidade. Fatores como raça ou etnia podem aumentar ou mitigar os indicadores positivos de saúde e refletem desigualdades socioeconômicas. As mulheres geralmente...

Sobre o autor

A Dra. Clare Bambra é professora de geografia da saúde pública e diretora do Center for Health and Inequalities Research da Universidade de Durham. Suas pesquisas se concentram nos sistemas de saúde e bem-estar social e no papel das políticas públicas na redução das desigualdades na saúde.


Comente sobre este resumo