A Tecnologia da Informação é uma ferramenta indispensável. Mas, como observam os consultores de TI Bhopi Dall e Saurajit Kanungo, os líderes empresariais muitas vezes têm uma visão demasiado estreita ou avessa ao risco do papel da TI e, assim, não conseguem aproveitar plenamente as suas capacidades. A resposta, argumentam, reside em uma melhor colaboração entre os líderes empresariais e de TI e um roteiro sólido para a prossecução de projetos digitais. Os autores discutem como avaliar a maturidade de TI da sua empresa, oferecem estudos de caso de empreendimentos de TI bem-sucedidos – e análises de projetos fracassados – e fornecem dicas para facilitar um maior entendimento entre TI e executivos corporativos.
A Tecnologia da Informação (TI) é uma ferramenta indispensável em todas as áreas de negócio.
Hoje, a TI desempenha um papel fundamental nas operações da empresa e nas interações com os clientes. Quer você venda peixes, móveis ou seguros, a sua empresa deve aproveitar a TI de forma inteligente e priorizar a tecnologia nas suas estratégias.
A estreia da Amazon como livraria virtual ilustra esse conceito. Jeff Bezos optou por vender livros não porque os adorasse, mas porque eram um produto ideal para testar e desenvolver a sua visão tecnológica de uma plataforma de vendas online. Os livros são enviados facilmente – sem deterioração ou danos – e as pessoas raramente os devolvem. Com o tempo, as inovações tecnológicas da Amazon se tornaram o seu ativo mais valioso. Por exemplo, a Amazon Web Services, que teve origem na infraestrutura de TI que a empresa construiu inicialmente para satisfazer as suas necessidades operacionais, é hoje a sua divisão mais lucrativa.
Evite duas armadilhas que impedem as empresas de aproveitar plenamente as suas capacidades de TI: a ignorância dos executivos e o seu receio devido a falhas anteriores de TI.
Em muitas empresas...
O fundador Bhopi Dall e o presidente Saurajit Kanungo trabalham juntos na CG Infinity, uma empresa internacional de consultoria de TI que ajuda líderes de médio porte a alavancar a TI para obter inovação e vantagem competitiva.
Comente sobre este resumo