O especialista internacional em design thinking Nathan Baird explica como as empresas podem criar produtos inovadores com a equipe certa formada por diversas especialidades. Ele explica como demonstrar empatia pelos clientes; mergulhar nas suas vidas diárias; identificar as suas percepções; deixar as ideias marinarem; realizar oficinas para desenvolver briefings criativos e selecionar as melhores ideias; criar protótipos, e testar e ajustar o seu produto final.
A inovação de sucesso começa com a equipe certa.
Crie uma equipe multifuncional principal – de no máximo dez pessoas – formada por especialistas de várias origens, linhas de pensamento, culturas, idade e gênero. As equipes variam de acordo com o setor, mas provavelmente incluem um líder de projeto – ou inovação – e um gerente de projeto. Envolva especialistas de áreas como pesquisa, marketing, vendas, desenvolvimento/tecnologia, embalagem, cadeia de suprimentos, finanças e design. Um gerente de projeto dedicado deve supervisionar o projeto para que os especialistas possam se concentrar em suas funções individuais sem se preocupar com o panorama geral.
Embora pareça contraintuitivo, criar e inovar exige foco. Lançar um projeto gera energia e incentiva a coesão entre a nova equipe. Abra espaço para que as ideias possam ser nutridas – a sua “oportunidade de inovação”. Analise grupos de clientes e as interações do público com a empresa e aprofunde a sua visão de mercado e o seu entendimento sobre as novas tendências e tecnologias de ponta. Por exemplo, uma oportunidade de inovação pode incluir uma companhia aérea reimaginando como os clientes experimentam voos de ...
Comente sobre este resumo