Se você não confia nos profissionais de marketing para encontrar produtos ecologicamente corretos, você não está sozinho – e a sua desconfiança é certamente justificada, dado o histórico de “lavagem verde” do marketing. Contudo, devido à crise climática e seus efeitos danosos ao planeta, o marketing já deveria ter mudado a sua mentalidade, alerta a autora Alexis Eyre. Os profissionais de marketing devem avançar com uma visão renovada, utilizando as suas plataformas para impulsionar transformações sustentáveis nas suas empresas, enquanto ensinam o público sobre o valor da sustentabilidade.
Os profissionais de marketing deveriam inspirar o diálogo sobre a sustentabilidade na era do Antropoceno.
Nesta era do Antropoceno – em que a atividade humana é o principal motor das mudanças no mundo natural – as pessoas que trabalham em todos os setores devem colaborar para identificar e implementar soluções sustentáveis. No entanto, os profissionais de marketing estão infelizmente muitas vezes alheios ao movimento de sustentabilidade, concentrando-se, em vez disso, na promoção de níveis insustentáveis de consumo e utilizando uma linguagem de marketing que muitas vezes carece de cuidado, ética e valores pró-sociais – os seres humanos são referidos com “alvos” em contextos militaristas como “marketing de guerrilha”.
Em vez de promover marcas e estilos de vida insustentáveis, utilize as suas habilidades de comunicação como profissional de marketing para partilhar conhecimentos sobre a sustentabilidade e desencadear uma mudança cultural na sua organização. É hora de repensar o seu papel como profissional de marketing, visualizando o marketing como o “tecido conjuntivo” que une eventos e percepções inconstantes do mundo externo com o que acontece no ...
Comente sobre este resumo