跳过导航
O Que a Revolução da IA Significa para o Nosso Futuro?
Vídeo

O Que a Revolução da IA Significa para o Nosso Futuro?

Como a IA deve impactar o nosso futuro imediato? A tecnologia pode ser controlada e há quem a controle?



Avaliação Editorial

10

Qualidades

  • Visionário
  • Importante
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

A inteligência artificial pode ser controlada? Como ela irá mudar as economias globais, a política e a vida quotidiana? O cofundador da DeepMind Mustafa Suleyman e o historiador Yuval Noah Harari conversaram com a editora-chefe da The Economist Zanny Minton-Beddoes sobre o que a “Revolução da IA” significa para o futuro da humanidade e se as mudanças inevitáveis causadas por esta tecnologia florescente ameaçam a democracia liberal.

Resumo

Em cinco anos, as pessoas irão interagir com mais IAs semelhantes aos seres humanos.

Na última década, as pessoas ligadas à revolução generativa da IA se envolveram ativamente na ordenação, rotulagem e classificação de imagens, áudio e texto – e na utilização destes materiais para treinar computadores.

A próxima fase é produzir novas formas de multimídia e linguagens aprimoradas por IA. O ChatGPT e outros LLMs (grandes modelos de linguagem) atuais são bastante precisos, mas nos próximos cinco anos a tendência é que as “empresas modelo” utilizem mais poder computacional para treinar modelos ainda maiores. Novas capacidades irão permitir que a IA planeje ações em “múltiplos horizontes de tempo”.

Pela primeira vez na história, uma máquina feita pelo homem pode tomar as suas próprias decisões.

Um “teste de Turing moderno”, no qual uma máquina recebe 100 mil dólares de capital inicial e cria um novo produto em cerca de três meses, poderia gerar projetos de design, negociaria custos com os fabricantes, “enviaria” o produto e cobraria o pagamento. Uma ACI (inteligência artificial capaz) poderia completar a sequência de forma autônoma, trabalhando com seres...

Sobre os Palestrantes

Mustafa Suleiman é cofundador da DeepMind e Inflection AI e autor de A Próxima Onda: Inteligência Artificial, Poder e o Maior Dilema do Século XXI. Yuval Noah Harari é historiador e autor de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade; Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã; e 21 Lições para o Século 21. Zanny Minton-Beddoes é editora-chefe da The Economist.


Comente sobre este resumo