跳过导航
Sem Condutor
Livro

Sem Condutor

Os veículos inteligentes e a estrada adiante

MIT Press, 2016 更多详情


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Baseado na Ciência
  • Visionário

Recomendação

De acordo com o roboticista Hod Lipson e a escritora de tecnologia Melba Kurman, as pessoas subestimam o progresso do desenvolvimento dos veículos autônomos. Elas muitas vezes não notam as melhorias gritantes na velocidade de processamento dos computadores, armazenamento de dados, tecnologias de sensores e algoritmos de inteligência artificial que possibilitam a autonomia dos veículos. Muitas pessoas supõem erroneamente que a tecnologia voltada aos sistemas de “assistência ao motorista” vai se transformar em “autônoma” – uma falácia que complica a vida das montadoras e autoridades dos transportes. A tecnologia de condução autônoma vai salvar vidas e ajudar o meio ambiente, de acordo com o relatório de Lipson e Kurman. As “ondas” generalizadas da revolução dos sistemas autônomos vão alterar a sociedade e cultura humana, facilitando a mobilidade, mas trazendo à tona novos desafios legais, éticos e econômicos. O trabalho de Lipson e Kurman oferece uma visão ancorada dentro do mais alto rigor acadêmico. A getAbstract recomenda a perspectiva dos autores, especialmente para investidores, empreendedores, inovadores, estudantes e desenvolvedores de novas tecnologias, particularmente no setor dos automóveis.

Resumo

O que está por vir

A revolução dos sistemas driverless, ou “autônomos”, galvanizada pelos avanços da inteligência artificial (IA) de aprendizagem profunda e da robótica, vai se multiplicar em meados do século XXI. Cada vez mais, as pessoas vão confiar a sua segurança a máquinas autônomas capazes de dirigir com uma consciência e percepção superiores às dos humanos. Esta mudança disruptiva vai afetar a todos. Os benefícios de vidas salvas, cidades livres do trânsito, melhoria da qualidade do ar, maior mobilidade e aumento do tempo livre vai contrastar com as desvantagens das demissões nos transportes públicos, preocupações com privacidade e questões éticas. O advento dos carros a preços acessíveis trouxe às massas uma nova liberdade no trabalho, lazer e vida pessoal. A revolução dos carros “sem cérebro” continua, com um bilhão de automóveis circulando pelo planeta atualmente – 250 milhões apenas nos EUA. Ano a ano, os acidentes de automóveis matam quase tantas pessoas, cerca de 1,2 milhão em todo o mundo, quanto as guerras, crimes violentos e drogas combinados.

A adoção de veículos sem motorista – os quais seriam comprovadamente “duas vezes mais seguros...

Sobre os autores

Roboticista na Universidade de Columbia, Hod Lipson pesquisa sobre criatividade, replicação e potencial de autoconsciência das máquinas. A escritora Melba Kurman explora o impacto e a comercialização das tecnologias disruptivas, incluindo carros autônomos e impressão 3D.


Comente sobre este resumo ou 开始讨论