跳过导航
5 Maneiras Enfadonhas de Se Tornar Mais Criativo
Artigo

5 Maneiras Enfadonhas de Se Tornar Mais Criativo

Pessoas criativas são tudo menos enfadonhas, mas o processo criativo em si envolve muito trabalho banal e consistência entediante.

Mark Manson, 2020

Leia offline


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Aplicável
  • Revelador
  • Cativante

Recomendação

Se a criatividade dependesse mesmo de uma inspiração inexplicável ou de uma genialidade divina, ela dificilmente aconteceria. Na realidade, o trabalho criativo tem explicações muito mais banais. Em um artigo útil e prático, Mark Manson detona os mitos sobre a criatividade e oferece recomendações práticas e fundamentadas em pesquisas para que você se aproprie definitivamente da criatividade.

Resumo

Pessoas criativas não costumam inventar ideias novas e únicas – elas renovam as antigas.

As pessoas criativas geralmente vivem vidas interessantes, e o trabalho criativo pode ser surpreendente ou emocionante – mas e o processo criativo em si? Tedioso. A maioria das criações acaba acontecendo de maneira bastante simples: o criador tira a poeira de materiais ou ideias existentes e os mistura a um novo elemento ou adiciona um tempero novo – como quando os escritores de uma história comum sobre tráfico de drogas pensaram em fazer do personagem principal um homem branco de meia idade, e voilà, eis que surge a série Breaking Bad.

A habilidade essencial para quem deseja desenvolver a sua criatividade – um processo denominado “pensamento divergente” – responde por quase todo o trabalho criativo. O processo criativo consiste principalmente de trabalho árduo, estudo e produção, e não inspiração – e nem sequer, geralmente, inventar coisas novas. E isso significa que qualquer um pode aprender criatividade e se tornar bom nisso.

Crie agregando valor a ideias ou elementos existentes, ou a materiais subvalorizados.

Para produzir um trabalho criativo...

Sobre o autor

Mark Manson é escritor, blogueiro e palestrante muito popular em temas relativos à saúde mental e felicidade. Os seus livros incluem A Sutil Arte de Ligar o F*da-se e F*deu Geral. Um Livro Sobre Esperança?


Comente sobre este resumo