O especialista em gestão austríaco Fredmund Malik destrói com tranquilidade grande parte das práticas comuns nas grandes empresas, mostrando-se, contudo, pouco tolerante. O que Malik acha das reuniões? Livre-se delas. Avaliações de desempenho? Conversa fiada. Conversas estimulantes dos gestores visando a construção de entusiasmo? Não perca o seu tempo. Malik cutuca as falhas nas práticas convencionais e oferece alternativas repletas de bom senso. A getAbstract recomenda o manual do autor a gerentes que gostariam de repensar as práticas mais comuns. A edição original, publicada em alemão, é considerada um clássico da gestão.
Focando nos pontos fortes
É muito comum os gerentes enfatizarem os pontos fracos dos funcionários. Os gestores de recursos humanos trabalham para identificar os pontos fracos e ensinar os colaboradores a superá-los. As deficiências causam erros e desempenho abaixo da média. As fraquezas são fáceis de encontrar, mas difíceis de se eliminar. Pergunte a um gerente sobre o seu pessoal, e você vai ouvir uma choradeira sobre as deficiências dos colaboradores. Para ser um gerente eficaz, pare de reclamar sobre as deficiências dos seus funcionários e de tentar corrigir os seus pontos fracos. Concentre-se nos pontos fortes. Atribua aos trabalhadores tarefas com as quais eles se identificam e vão fazer um trabalho de primeira. Poucas pessoas têm a sorte de serem multitalentosas. Os grandes nomes da música, artes e atletismo tem talento em uma área apenas.
Um bom líder identifica as fraquezas somente para saber que tipo de tarefas devem ser evitadas na hora de atribuí-las ao colaborador. O gerente eficaz encontra o ponto ideal de um trabalhador e o mantém focado nas tarefas dentro nessa zona de excelência. Um treinador de atletismo nunca imaginaria colocar um fundista em uma ...
Comente sobre este resumo