Como todos, você também comete erros, mas você pode melhorar a sua capacidade de tomada de decisão. Neste texto atrativo, a consultora de gestão Marce Fernández explica como você pode fazer escolhas inteligentes e evitar os seus preconceitos. Algumas decisões suas não são importantes, mas as suas grandes decisões erradas podem arruinar a sua carreira ou a sua empresa. Pense no executivo da Decca Records que não assinou com os Beatles, em 1962 ou nos responsáveis da Excite.com que decidiram não comprar o Google por US$ 750 mil. Aprenda a decidir melhor.
Há muita pesquisa sobre a tomada de decisão em geral, mas não sobre as decisões gerenciais.
Por vezes, na tomada de decisões, os gerentes cometem erros enormes que podem afetar gravemente as suas empresa e a sua carreira.
Os pesquisadores estudaram a tomada de decisão e as teorias de decisão, mas poucas das suas conclusões estão diretamente relacionadas à tomada de decisões gerenciais. Além disso, aqueles que estudam a tomada de decisão verificam que as pessoas relutam em admitir os seus erros. Por isso, algumas lições aprendidas com os erros são omitidas.
Os vieses cognitivos podem prejudicar a sua tomada de decisão.
Nadia Papamichail, professora sênior de sistemas de decisão da Universidade de Manchester, afirma que os vieses cognitivos, incluindo o viés egocêntrico e o viés de confirmação, podem levar a tomada de decisões inadequadas.
O viés egocêntrico é a tendência a valorizar demasiadamente as suas próprias perspectivas. O viés de confirmação é a tendência de buscar informações que confirmem as suas escolhas e ignorar as que as contradizem. Outros vieses cognitivos incluem:
- A falácia da narrativa — A tendência para...
Comente sobre este resumo