A maioria dos líderes sofre de uma crise de identidade. Como explicam os consultores em liderança Jeremie Kubicek e Steve Cockram, a falta de autoconsciência é uma falha predominante na liderança. Eles oferecem orientações valiosas sobre como os líderes podem desenvolver o autoconhecimento de que precisam para agir com competência e confiança. Eles aconselham você a compreender a si mesmo e aprimorar sua percepção de como os outros enxergam o seu papel, tornando-se assim um “líder 100X” que lidera como um Sherpa do Himalaia – sempre colocando os outros em primeiro lugar, inclusive ao percorrer os caminhos traiçoeiros do monte Everest.
Os líderes devem assumir o primeiro plano como o fazem os intrépidos guias Sherpa do Himalaia.
O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, atingindo cerca de 8.850 metros. Os Sherpa – guias do Himalaia conhecidos por seu rigor físico, mental e espiritual, acostumados a escalar o Monte Everest – reverenciam a montanha como a “Mãe do Mundo”. A maioria dos que desafiam o Monte Everest não conseguiria gerir a escalada sem a ajuda de um Sherpa. Mesmo com a ajuda de uma equipe Sherpa, muitos alpinistas não chegam ao cume. O Monte Everest é tão perigoso que os últimos mil metros são conhecidos como a zona da morte. Ter o Sherpa certo faz toda a diferença.
Os aventureiros escalam o Monte Everest pela alegria da realização, mas os Sherpa o escalam por trabalho, orientando alpinistas estrangeiros a realizarem a perigosa subida com sucesso.
Os Sherpa fornecem uma comparação perfeita para os líderes altruístas que se dedicam às pessoas que lideram. Todo mundo quer trabalhar para esses “líderes 100X”. Eles sabem como enfrentar os desafios resumidos nas três regras do alpinismo: “É sempre mais longe do que parece. É sempre mais alto do que parece. E é sempre mais difícil...
Jeremie Kubicek e Steve Cockram são cofundadores da Giant and Giant Worldwide. Como CEO, Kubicek supervisiona o licenciamento e a plataforma digital Giant.tv. Cockram é palestrante, consultor e especialista em desenvolvimento da personalidade, inteligência emocional e comunicação interpessoal. Ele trabalha com os consultores da Giant.
Comente sobre este resumo ou Démarrer une discussion